SOBREVÔO
O
sobrevôo na área de Sucuriju e região dos Lagos,
financiado pelo Governo do Estado do Amapá - GEA, constitui-se
como parte da contrapartida para o projeto PROBIO/MMA. A aeronave é
de propriedade do Governo do Estado, e fica sobre a responsabilidade
da Secretaria de Estado de Transportes - SETRAP, Departamento de Transporte
Aéreo - DETRAER. É uma aeronave do tipo Bandeirante prefixo
PP-EIX, com capacidade para dez passageiros.
O vôo foi realizado no dia 29 de outubro de 2003, com a participação
de cinco técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente -
SEMA, dois técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente
e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e três
técnicos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas
do Estado do Amapá – IEPA, num total de sete técnicos
e dois tripulantes (Comandante e Co-piloto). O vôo teve duração
de 3:30 horas com saída do Aeroporto Internacional Macapá
e plano de vôo acompanhando a BR 156. Passando pelo Paredão
(Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes); sede do município
de Ferreira Gomes, Ponte Tancredo Neves (sobre o Rio Araguari), Rio
Tartarugal Grande, Rio Calçoene, Assentamento do Carnot, ponte
sobre o Rio Cassiporé, áreas alteradas em terras indígenas,
até a sede do Município de Oiapoque. Desse ponto seguiu-se
para a região do Incruso (Encontro dos Rios Curipí e Uaçá).
Daí iniciou-se o retorno para Macapá, passando sobre as
aldeias de Kumarumã e Kumenê na Reserva Indígena
do Uaçá, sobre a comunidade de Cunani, e daí sobre
as Sedes dos municípios de Calçoene e Amapá, passando
sobre os lagos Novo e Comprido, sendo que o primeiro está localizado
no entorno e o segundo, dentro da REBIO do Lago Piratuba, subindo o
curso Rio Araguari até a Sede do Município de Cutias do
Araguari, prosseguindo sobre a Rodovia AP – 070 passando pela
Comunidade de São Joaquim do Pacuí, a Sede do município
de Itaubal do Piririm, das comunidades de Carmo do Macacoari, Lontra
e Abacate da Pedreira, Ressaca, Casa Grande e Curiaú, prosseguindo
para o Aeroporto de Macapá.
O registro encontra-se documentado em vídeo com auxílio
de uma câmera digital Sony Handycam modelo DCR- TRV 130 e fotografias
obtidas com Câmera digital MVC – FD75 modelo FD Mavica.
Voltar