Seja bem vindo, conheça os resultados do PROBIO.
 
 
  Home
 

ÁREA DE ESTUDO


Os alvos da pesquisa compreendem:

O Distrito do Sucuriju , no município de Amapá, localizado entre as coordenadas geográficas 01º 39' 49"N e 49º 55' 43"W, código da área EG011 , com uma extensão de 21.327 ha , recebendo caracterização como " prioridade geral extremamente alta " no Workshop de Avaliação e Ações Prioritárias para Conservação da Biodiversidade da Amazônia , realizado na cidade de Macapá, Amapá no ano de 1999.

Sucuriju dista em linha reta 120 km da sede do município e 220 km da capital do Estado, Macapá. Apresenta uma área de 16.700 ha , localiza-se na margem direita do rio Sucuriju, próximo de sua desembocadura ao longo da faixa costeira, caracterizada por uma planície inundável fluvio-marinha, com sedimentos fixados predominantemente por manguezais, datando do período quaternário.


Localização da Aréa de Estudo

A região dos Lagos do Amapá , entre a foz do Rio Amapá Grande à foz do rio Araguari, nos municípios de Amapá e Pracuuba, entre as coordenadas geográficas 02º 09' a 01º 11' N e 49º 55' a 51º 00' W, código da área 3.1 , extensão de 78.063 ha , foi considerada como área de " prioridade geral extremamente alta" do Workshop de Avaliação e Ações Prioritárias para Conservação da Biodiversidade das Zonas Costeira e Marinha , ocorrido na cidade Porto Seguro, no ano de 1999.

De acordo com Silveira, 2000, a maior concentração de lagos dentro do domínio sul da planície costeira, está localizada entre o Rio Amapá Grande e a região imediatamente ao norte do rio Araguari. Nessa área, podem ser identificadas três subáreas principais de concentração, a saber: A) Cinturão Lacustre Oriental ; B) Cinturão Lacustre Meridional e; C) Cinturão Lacustre Ocidental.

Distribuição dos cinturões lacustres no Domínio Sul da planície costeira do Estado do Amapá. 1) Cinturão Lacustre Oriental; 2) Cinturão Lacustre Meridional; 3) Cinturão Lacustre Ocidental (Landsat TM-7, 2000). Modificado de Silveira, 1998.

O Cinturão Lacustre Oriental compreende os lagos Piratuba, dos Gansos, Floriano ou dos Ventos, com disposição geográfica próxima à linha de costa. Possuem as mais variadas formas, e, são, na sua grande maioria, resultantes de processos da colmatação gradativa da área. Atuam como bacias de captação da sedimentação fina e dos restos de matéria orgânica que são trazidos do continente, e, também como resultado da dinâmica do Rio Amazonas. O Lago Piratuba é talvez o mais proeminente deles, tendo em vista o estabelecimento da Vila do Sucuriju às suas proximidades. Há menos de um século o mar possuía livre acesso ao Piratuba, bem como aos lagos dos Ventos, Floriano e dos Gansos. Atualmente, esses lagos encontram-se isolados, não havendo o acesso direto das águas do mar aos mesmos, exceto em marés excepcionais.

O Cinturão Lacustre Meridional é formado pelos lagos Comprido, dos Botos ou Lodão, Mutuco e o Comprido de Dentro, assim distribuído de oeste para leste, respectivamente.

Apesar de muitos autores assumirem a hipótese de que os lagos tenham sido formados em antigas depressões, ou lagunas, as quais teriam sido barradas pelas "flechas litorâneas de vasa, e, ocupariam uma área de cerca de 200 km aproximadamente", a evolução desse cinturão segundo Guerra (1954) está estreitamente ligada à evolução morfológica da área. A análise dos sensores remotos, e, a avaliação dos documentos históricos mostra que esse cinturão pode ocupar meandros de antiga drenagem, segundo Silveira (1998).

O Cinturão Lacustre Ocidental é formado pelo Pracuúba, Lago Duas Bocas e Novo, ocorre próximo ou encaixado no cerrado, associado aos campos inundáveis ocorrendo espécies como o Eichornia crassipes e E. azurea (aguapé), Nymphaea sp (mururé.), Cabomba aquatica DC (cabomba.) e outras aquáticas.

Voltar

Governo Federal
Ministério do Meio Ambiente
Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira
Banco Mundial
Ministério da Ciência e Tecnologia
Conselho Nacional de Desenvolvimento
Conselho Nacional de Desenvolvimento
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
Conservação Internacional Conservação Internacional
Museu Paraense Emilio Goeldi
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Maranhão
Governo do Estado do Amapá Governo do Estado do Amapá
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnológia Secretaria de Estado da Ciência e Tecnológia
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
© Copyright 2006, © Todos os direitos reservados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA. Desenvolvido pelas Unidades de Informação em Mídia Eletrônica e Publicação Científica/DIDOC/IEPA. WebMaster: webadmin@iepa.ap.gov.br
Banco Mundial Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Conservação Internacional Museu Paraense Emilio Goeldi Universidade Federal do Paraná Universidade Federal do Maranhão Governo do Estado do Amapá Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá