PROCESSO DE SELEÇÃO DE ORIENTADORES, PROJETOS E BOLSISTAS


Este processo constitui uma das etapas mais importantes do programa, pois trata-se de uma responsabilidade delegada às instituições e deve ser o mais transparente possível, com critérios amplamente discutidos e divulgados. A participação de membros do Comitê externo, para garantir, entre outros aspectos, maior isenção no processo.

1° etapa: Publicação do edital

O início do processo de seleção pressupõe uma ampla divulgação, por meio de edital, das condições e requisitos necessários para apresentação das propostas. O edital deve conter:
- Prazo de inscrição;
- Data da seleção;
- Período de vigência das bolsas;
- Requisitos mínimos sobre o perfil do orientador, do aluno e do projeto;
- Número máximo de bolsista por orientador;
- Valor da bolsa;
- Prazos e condições para pedido de reconsideração.
Obs: para o pedido de reconsideração, além do prazo e condições, é necessário explicar que o fórum de julgamento é o Comitê Local, que poderá encaminhar o pleito para o mesmo membro do Comitê Externo que participou do processo de seleção.

Documentos para os candidatos: papel (duas vias).
1) Projeto de pesquisa do orientador;
2) Currículo do orientador, modelo resumido, do CNPq;
3) Histórico escolar atualizado do aluno e declaração que está cursando a universidade;
4) Plano de trabalho e cronograma de atividades de cada aluno; vinculado ao projeto do orientador;
5) Currículo do aluno com comprovante (todos os documentos necessários) (comprovação no ato da inscrição com o original);
6) Para renovação, acrescentar relatório final atualizado até a data do processo de seleção e justificativa do orientador para continuidade do bolsista;
7) Carta de recomendação do orientador ao candidato, se responsabilizando por qualquer eventualidade de cancelamento de bolsa.
2° etapa: Pré-seleção, feita pelo Comitê Local

Publicado o edital e feitas as inscrições, cabe ao Comitê Local proceder à pré-análise dos processos, bem como eliminar as solicitações que não atendam às exigências mínimas especificadas no edital, de tal forma que o Comitê Externo se dedique somente à análise quanto ao mérito. Caso necessário, o Comitê Local poderá solicitar pareceres de consultores “ Ad-hoc”. Atenção especial deve ser dada à análise do plano de trabalho do bolsista, observando se ele terá acesso a métodos e processos científicos, evitando-se aqueles onde o bolsista realizará apenas levantamento de dados ou rotinas típicas de apoio técnico de laboratório. Tais atividades podem ter validade para o aprimoramento acadêmico, mas não se caracterizam como atividade de iniciação científica. Na medida do possível, outros mecanismos, além do histórico escolar do aluno, poderão ser considerados no processo de seleção, como prova escrita, entrevista, domínio de língua estrangeira, informática, etc. Prioridade poderá ter o estagiário, aquele aluno que, mesmo não tendo bolsa, trabalha com seu orientador há algum tempo.
As renovações são desejáveis, até duas por bolsistas, para permitir a continuidade da sua formação, com vistas à pós-graduação. Elas não são automáticas, e dependem do desempenho do bolsista, que concorre em iguais condições com o novo candidato. Para o pedido de renovação, deverá ser apresentado:
- Justificativa para a continuidade do bolsista, elaborada pelo orientador;
- Relatório de pesquisa do bolsista, atualizado até a data do processo de seleção;
- O novo plano de trabalho do bolsista;
- Análise de desempenho acadêmico do bolsista, referente ao período da bolsa.


3° etapa: Análise quanto ao mérito, feita pelo Comitê Externo

Após a pré-análise, é necessário o convite aos membros do Comitê Externo, cujo número, por área/sub-área do conhecimento, dependerá do número de bolsista de cada instituição. Os processos deverão ser colocados à disposição do Comitê Externo, que os analisará quanto ao mérito. O Comitê Local, nesta etapa, prestará informações adicionais, quando solicitado, aos membros do Comitê Externo. O CNPq participará desta etapa com a presença de um técnico, ou representado por um dos membros do Comitê Externo. Os alunos aprovados, mas que não foram implementados devido à limitação do número de bolsas, deverão compor uma lista em ordem de prioridade, e deverão ser os indicados nos pedidos de substituição.

Atribuições do Comitê Externo

Analisar os projetos pré-selecionados pelo Comitê Local, e emitir parecer quanto ao mérito, metodologia, importância, viabilidade de execução, e qualidade do grupo de pesquisa ao qual o bolsista estará vinculado;
Analisar o currículo do orientador, verificando sua experiência e competência científica em pesquisas compatíveis com o tema do projeto, qualidade e regularidade da produção científica divulgada nas principais publicações da área, capacidade de formar novos pesquisadores, e disponibilidade de tempo para orientação;
Avaliar o histórico escolar do aluno, verificando se as disciplinas já cursadas são suficientes para a realização do plano de trabalho;
Ao final do processo de seleção, cada participante do Comitê Externo deve encaminhar ao PIBIC um relatório, modelo anexo, abordando aspectos desse processo. Esses relatórios são fundamentais para uma análise do desempenho da instituição no programa, bem como quanto ao aumento, manutenção ou diminuição do número de bolsas.

Processo de Avaliação

Anualmente, os bolsistas do PIBIC/IEPA são avaliados, em seminários onde são apresentados os resultados do plano de trabalho aprovado, em exposição oral. Esta avaliação é realizada com a participação do Comitê Local, do Comitê Externo e de um representante do CNPq. Nesse evento é fundamental, além da participação dos orientadores e bolsistas, a presença da comunidade acadêmica/estudantil. Sugere-se que a instituição inclua esse evento em seu calendário de atividades. Recomenda-se, também, que a instituição insira na programação dos seminários anuais, cursos de pequena duração ou palestras com especialistas (eventualmente os próprios membros do Comitê Externo), abordando temas relacionados principalmente a métodos e técnicas de pesquisa, elaboração de projetos, análises estatísticas, metodologia científica, entre outros.

Livro de Resumos

O livro de resumo é o veículo no qual todos os bolsistas divulgam os resultados obtidos conforme o plano de trabalho aprovado. Mesmo que um projeto tenha a participação de mais de um bolsista, cada um deverá apresentar o seu resumo, fazendo menção ao sub-projeto a que está vinculado. Sugere-se que nas primeiras páginas do Livro de Resumos seja apresentada uma série histórica sobre a evolução do PIBIC na instituição, por área do conhecimento, e uma breve análise do desempenho do programa no período a ser avaliado. Esse livro deverá ser encaminhado com antecedência de pelo menos uma semana ao CNPq, e aos membros do Comitê Externo convidando- os para o evento.

Relatório de Pesquisa do Bolsista

O relatório final de pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados alcançados com execução do plano de trabalho de cada bolsista, após 12 meses de bolsa. Este relatório deve ser apresentado com redação científica, incluindo, entre outros aspectos, introdução, metodologia, resultados, conclusões e discussão, e referências bibliográficas. Também deverão ser incluídas, caso haja, participações nos principais congressos da área e publicações com o orientador. Deve ser entregue pelo bolsista, com assinatura e aprovação do orientador, à coordenação geral do programa e avaliada pelo Comitê Local que deverá fazer as observações e recomendações ao bolsista. Durante o processo de avaliação, todos os relatórios deverão estar disponíveis para apreciação do Comitê Externo.