facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


                                                                                                                Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



No Iepa, 9ª Primavera dos Museus aborda memórias indígenas


Serão feitas trilhas, amostra de danças, exposições de artefatos, ciclo de conversas, oficinas, workshop de grafismo, contação de lendas indígenas, entre outras atividades.

 

A Coordenadoria de Difusão Científica e Tecnológica do Museu Sacaca, ligada ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), irá realizar no período de 22 a 27 de setembro a 9ª Primavera dos Museus, cuja programação visa valorizar o fazer e o saber dos povos indígenas do Estado.

 

O tema, Museus e Memórias Indígenas, tem o objetivo de refletir sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no Brasil, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no País.

 

Importantes ícones da construção da identidade nacional, os hábitos e a cosmologia dos povos indígenas brasileiros foram documentados pela arqueologia, história, antropologia e linguística, cujos registros estão presentes em diferentes instituições museológicas do país e do exterior.

 

Durante a programação haverá trilhas indígenas apresentadas na área da exposição a céu aberto do Museu Sacaca, com o objetivo de mostrar para os visitantes as novas interpretações e visões sobre a diversidade étnica e cultural dos povos indígenas.

 

O evento também vai proporcionar aos visitantes danças, exposições de artefatos, ciclo de conversas, oficinas, workshop de grafismo, contação de lendas indígenas, cine I´ã com exibição de documentários e sessão de cúpula no Planetário Móvel Maywaka. A programação encerra com o projeto Observando em Latitude 0º, com observação do Eclipse Total Lunar.

 

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano no início da primavera. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

 

A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014, a 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades.

 Baixar Folder - Programação




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021