Iepa faz a entrega do Diagnóstico de Fauna da Flota/Ap

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), representado pelo diretor-presidente, Augusto Oliveira Junior, fez a entrega do Diagnostico da Fauna da Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP). Na ocasião, o Gestor do Iepa, convidado pela diretora do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana Euler, integrou a composição da mesa de abertura do evento "Concessões Florestais".

A criação do diagnóstico foi realizado pelos pesquisadores do Iepa, atendendo uma demanda do IEF que necessita desses estudos para auxiliar a elaboração do Plano de Manejo da Flota/AP. Assim, o Iepa cumpre e participa de mais um importante estudo para subsidiar o planejamento de ações do Governo do Estado, quem coordenou (suas especialidades) e resultados encontrados.

A abertura ocorreu na tarde desta quinta-feira, 03, no Pavilhão Internacional de Oportunidades de Negócios da 50ª Expofeira Agropecuária. O evento teve como objetivou apresentar aos participantes o andamento da implementação da Gestão de Florestas Públicas Estaduais, que estão contidas na proposta de ordenamento fundiário que vem sendo utilizada para o acesso a bens e serviços florestais, com vistas a promover a economia através do desenvolvimento rural sustentável, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população e estimulo à economia formal, com produtos e serviços oriundos de florestas manejadas.

Estiveram presentes no Evento, uma diversidade de representantes de diferentes Instituições, como: Iepa, Embrapa/AP, Universidade Rural do Rio de Janeiro (URRJ), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto do Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Amapá Florestal e Celulose (Amcel),  Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Conselho Nacional da Associação das Populações Extrativistas, Escola da Família do Pacuí, além de representantes de faculdades do Estado.

“Gostaria de agradecer a todos, e ao nosso parceiro Augusto Oliveira. Mas, aproveitando a oportunidade, já faço o convite a todos para visitarem o acervo que está em exposição aqui na Expofeira. Isso é resultado de uma parceria entre a SDR e o Iepa/Museu Sacaca que viabiliza expor a história dos 50 anos de existência da nossa Expofeira do Amapá”, exclamou a Secretaria da SDR, Cristina Almeida.

A secretaria do IEF, Ana Euler, demonstrou toda sua satisfação com o resultado positivo e expressivo do Evento. “Os agradecimentos são muitos, mas, queria deixar registrado aqui um reconhecimento especial ao Iepa, através do diretor-presidente Augusto Oliveira, o qual é um parceiro extremamente importante para o resultado positivo desse nosso projeto, gostaria de mencionar principalmente, pela riqueza de pesquisas que são desenvolvidas e oferecidas pelo Iepa, o que contribui assim, para o visível crescimento do Amapá”, agradeceu Ana.

O diretor presidente do Iepa, Augusto Oliveira, logo depois, que fez a entrega do Diagnóstico, expressou, “eu estou profundamente feliz, sentindo um grande orgulho Institucional, pois, através de nossos pesquisadores que estão hoje, presentes em importantes trabalhos e projetos do nosso Estado, festejamos essa conquista principalmente, por que isso só vem beneficiar a toda população do Amapá. Então, o mais importante de tudo isso é promovermos desenvolvimento, mas, sobretudo, deve ser um desenvolvimento responsável”, anunciou Augusto Oliveira.

Na conclusão de sua fala, o Chefe Geral do Iepa, agradeceu a secretária do IEF, Ana Euler, pelo desenvolvimento desse grandioso projeto.

Fechando o Evento com chave de ouro, se fez presente o governador do Estado, Camilo Capiberibe, que ficou bem feliz, em observar tantas pessoas, e Intuições juntas por um mesmo objetivo. Camilo afirmou dizendo, “o que importa para gente, é que possamos lutar, para sempre desenvolvermos nosso Estado, e podermos acima de qualquer coisa, somente, respeitarmos a natureza”. Completou o chefe do Estado.

Angela Andrade/Iepa.