Iepa e CRF promovem Palestra sobre a Inclusão de Fitoterápicos no Sus

Acontecerá nessa sexta-feira, 27, das 8h às 12h, no auditório Waldemiro Gomes, Museu Sacaca, proferida por Nilton Neto, Chefe do Programa Farmácia Viva, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a palestra Fitoterapia no SUS, que vai discorrer sobre os procedimentos legais que devem ser adotados para inclusão da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Amapá.

O palestrante vai explanar aos presentes as informações de que dispõe e as experiências vivenciadas relacionadas às farmácias vivas, medicamentos fitoterápicos, bem como síntese da discussão que envolveu a implantação do serviço de fitoterapia  na rede do SUS em outros Estados, para que possa auxiliar na implantação desse serviço dentro do Estado do Amapá.

A vinda do gestor do Programa Farmácia Viva /DF ao Estado deveu-se à decisão conjunta adotada em encontro, fruto da parceria entre o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF/AP) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap). Essas Instituições Públicas, que vêm a algum tempo fortalecendo as pesquisas nessa área, têm procurado encontrar mecanismos para inserir alguns dos produtos resultantes de suas experiências e com efetividade comprovada na rede SUS. A experiência que o gestor do Programa Farmácia Viva possui, que, inclusive permitiu a inclusão de alguns produtos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde em outros Estados, instigou a parceria a formalizar o convite e conseguir um compartilhamento dessa experiência que resulta na palestra do dia 27.

As comunidades ribeirinhas da Região Norte, em especial as do Estado do Amapá, possuem rico conhecimento tradicional, que vêm ensejando as pesquisas na área de fitoterápicos. No Brasil, as Instituições de Pesquisa envolvidas nessa área recebem incentivo especial para fomentar essas pesquisas, cujos resultados representam um grande avanço, tanto para a saúde pública como para o desenvolvimento econômico e social das diversas regiões onde o Programa Farmácia Viva está inserido. No Estado, existem várias entidades que realizam pesquisas e serviços nesse viés. O Iepa vem se notabilizando no país pelas pesquisas na área de fitoterapia, além de incentivar a utilização da farmácia fitoterápica, vem buscando viabilizar a inserção desses medicamentos na rede pública de saúde. A Unifap possui um Centro de Pesquisa nessa área e tem, entre os seus cursos de Graduação, o Curso de Farmácia. O diferencial desse Curso de Farmácia é a inclusão de Estudos Fitoterápicos em sua   grade curricular. O CRTN atua diretamente com o público. É o grande disseminador dos produtos fitoterápicos e sua utilização em tratamento natural para a sociedade em geral.

"Existe uma vontade política na administração estadual para fortalecer e consolidar essa parceria envolvendo essas entidades, em prol do desenvolvimento e a expansão da fitoterapia no Estado do Amapá", informou a farmacêutica e uma das responsáveis pelo evento, Leila Cristina Pires.

Atualmente, o SUS conta, nacionalmente, com 12 medicamentos fitoterápicos disponíveis para o tratamento de dores, inflamações, disfunções e outras doenças de baixa gravidade. Cita-se a Espinheira-Santa, que auxilia no tratamento de gastrite e úlcera; a Unha-de-Gato, que possui ação anti-inflamatória, e a famosa Babosa, que ajuda na cicatrização de queimaduras.

Graça Viana Jucá/Iepa.