Iepa/Museu Sacaca reúne com Governo e apresenta proposta sobre Evento das Parteiras
Para execução do Evento, serão realizados 3 momentos: “O Encontro das Parteiras no Museu Sacaca”, o lançamento da Exposição: “Aparando Vidas”, e o lançamento do Livro: “Parteiras Tradicionais no Meio do Mundo, Estudos Etnofarmacológicos, Etnonutricionais e o Saber Partejar”.
O Palácio do Setentrião através do Chefe de Gabinete, do Gabinete Civil, Délcio Magalhães, e a equipe do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através de seu diretor presidente, Augusto Oliveira, Diretora do Centro de Pesquisas Museológicas (Museu Sacaca), Mônica Dias. Estiveram em reunião nesta sexta, 20, apresentado a proposta da realização do “Encontro das Parteiras no Museu Sacaca”, do lançamento da Exposição: “Aparando Vidas, e o lançamento do Livro: “Parteiras Tradicionais no Meio do Mundo, Estudos Etnofarmacológicos, Etnonutricionais e o Saber Partejar”, esse projeto faz homenagem a todas as Parteiras do Estado do Amapá.
Quem também esteve contribuindo na reunião, foi a Assessora da Deputada Federal Janete Capiberibe, Letícia Barros, o Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Tesouro do Amapá (Seplan), Luiz Afonso, o Coordenador de Comunicação do Estado (Secom), Paulo Ronaldo e a Secretária de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), a Primeira Dama Cláudia Camargo, que segundo ela, mostrou-se está bem satisfeita com esta iniciativa, demonstrando, que a Sims estará dando total apoio para realização deste Evento.
O Chefe de Gabinete, do gabinete Civil, do Palácio do Setentrião, Délcio Magalhães, mostrou uma importante sensibilidade no sentido, de estar empenhado para analisar algumas questões dessa proposta apresentada pelo Iepa/ Museu Sacaca, e assim, poder ver, quais os parceiros que poderão contribuir para o acontecimento deste projeto.
O objetivo deste Evento será apresentar expograficamente o ofício e a arte de partejar a partir de um ambiente a céu aberto (Casa da Parteira) no Museu Sacaca.
A previsão para acontecer será, em novembro deste ano, sendo dois dias de Evento. A iniciativa para a realização desse projeto, estará favorecendo mais de 200 parteiras abrangendo vários Municípios do Estado, como: Oiapoque Calçoene Amapá, Paracuúba, Tartarugalzinho, Itaubal, Cutias do Araguarari, Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande, Vitória do Jarí, Maracá/Mazagão, Mazagão, Santana e Macapá.
Angela Andrade & Graça Viana Jucá/Iepa.