facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o


Iepa/Museu Sacaca reúne com Governo e apresenta proposta sobre Evento das Parteiras


Para execução do Evento, serão realizados 3 momentos: “O Encontro das Parteiras no Museu Sacaca”, o lançamento da Exposição: “Aparando Vidas”, e o lançamento do Livro: “Parteiras Tradicionais no Meio do Mundo, Estudos Etnofarmacológicos, Etnonutricionais e o Saber Partejar”.       

O Palácio do Setentrião através do Chefe de Gabinete, do Gabinete Civil, Délcio Magalhães, e a equipe do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através de seu diretor presidente, Augusto Oliveira, Diretora do Centro de Pesquisas Museológicas (Museu Sacaca), Mônica Dias. Estiveram em reunião nesta sexta, 20, apresentado a proposta da realização do “Encontro das Parteiras no Museu Sacaca”, do lançamento da Exposição: “Aparando Vidas, e o lançamento do Livro: “Parteiras Tradicionais no Meio do Mundo, Estudos Etnofarmacológicos, Etnonutricionais e o Saber Partejar”, esse projeto faz homenagem a todas as Parteiras do Estado do Amapá.

Quem também esteve contribuindo na reunião, foi a Assessora da Deputada Federal Janete Capiberibe, Letícia Barros, o Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Tesouro do Amapá (Seplan), Luiz Afonso, o Coordenador de Comunicação do Estado (Secom), Paulo Ronaldo e a Secretária de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), a Primeira Dama Cláudia Camargo, que segundo ela, mostrou-se está bem satisfeita com esta iniciativa, demonstrando, que a Sims estará dando total apoio para realização deste Evento.

O Chefe de Gabinete, do gabinete Civil, do Palácio do Setentrião, Délcio Magalhães, mostrou uma importante sensibilidade no sentido, de estar empenhado para analisar algumas questões dessa proposta apresentada pelo Iepa/ Museu Sacaca, e assim, poder ver, quais os parceiros que poderão contribuir para o acontecimento deste projeto.

O objetivo deste Evento será apresentar expograficamente o ofício e a arte de partejar a partir de um ambiente a céu aberto (Casa da Parteira) no Museu Sacaca.

A previsão para acontecer será, em novembro deste ano, sendo dois dias de Evento. A iniciativa para a realização desse projeto, estará favorecendo mais de 200 parteiras abrangendo vários Municípios do Estado, como: Oiapoque Calçoene Amapá, Paracuúba, Tartarugalzinho, Itaubal, Cutias do Araguarari, Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande, Vitória do Jarí, Maracá/Mazagão, Mazagão, Santana e Macapá.         

Angela Andrade & Graça Viana Jucá/Iepa.  




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021