facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


Núcleo de Ciência e Tecnologia e Alimentos (NUCTAL)







O Núcleo de Ciência e Tecnologia e Alimentos (NUTECNAL) visa realizar  estudos e pesquisas buscando o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de matérias-primas alimentícias regionais, no âmbito do processamento, durabilidade e sanidade dos produtos e subprodutos de base alimentar.

Laboratório de Pesquisa

O Laboratório de Pesquisa do Núcleo de Plantas Medicinais e Produtos Naturais, Campus de Fazendinha, atua sobre os diferentes aspectos das pesquisas voltadas ao aproveitamento e uso racional e seguro de espécies de plantas e seus derivados. Subsidia o Laboratório de Produção na fabricação de fitoterápicos e fitocosméticos e de desenvolver pesquisas que visam a aumentar o repertório e a segurança das espécies empregadas. Trabalha para apresentar à comunidade um modelo de terapia que agrega conhecimento empírico e tecnologia farmacêutica, enquadrado na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares/PNPIC. Tem o propósito de oferecer modelos de desenvolvimento econômico sustentáveis, trabalhando a ideia da proteção das espécies e de seus ambientes naturais.

As pesquisas desenvolvidas são, principalmente, aquelas relacionadas às plantas já utilizadas na fabricação dos produtos dispensados na Farmácia do IEPA. Nesse sentido, está sempre buscando atualizar as informações disponíveis sobre as espécies para a dar respaldo ao uso tradicional/popular, que foi o ponto de partida para a sua introdução no repertório de espécies empregadas. O NUPMPN entende que o profundo conhecimento das espécies é fundamental para a qualidade do produto, tendo como parâmetro o que está estabelecido na Farmacopeia Brasileira. Além dos controles já realizados, é prevista a elaboração/adaptação de protocolo de controle de qualidade farmacobotânico a ser empregado para todas as espécies.





 Voltar
CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 

 
 
 




IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2023