facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



Inauguração do insetário de entomologia
médica do Iepa

 


A inauguração do novo Insetário de Entomologia médica do IEPA vem fortalecer as pesquisas voltadas para o controle de vetores transmissores de doenças ao homem, como: malária, dengue, Chikungunya, Zica e outras doenças transmitidas por insetos.

O insetário do laboratório de Entomologia medica conta atualmente após a reforma com duas salas, uma cabine de segurança e um pequeno almoxarifado dos utensílios de rotina. Nas salas deste laboratório uma abriga as formas adultas destes insetos e outro as formas imaturas (ovo, larva e pupa).

Na área de adultos são mantidas diferentes colônias que apoiam estudos comportamentais, populacionais, de interação vetor-parasito, de susceptibilidade de populações naturais e de verificação de atividade de produtos larvicidas e adulticidas (controle de mosquitos adultos).

Em suas instalações são mantidas quatro colônias de culicídeos, consideradas referência de susceptibilidade a inseticidas: Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti (população Rockfeller) e outra duas colônias para avaliação de resistência a inseticidas e biolarvicidas. Duas dessas colônias são de Anopheles. marajoara e Anopheles nuneztovari. Essas colônias têm grande importância no desenvolvimento das pesquisas do laboratório de Entomologia e dos estudos do Ministério da Saúde na avaliação de resistência aos inseticidas, sendo também utilizadas por outros departamentos e instituições de ensino e pesquisa.

Para complementar as atividades de criação dos insetos possuímos um espaço em área externa para avaliação de larvicidas biológicos, à base de Bacillus sphaericus (Bs) e de Bacillus thuringiensissorovar israelensis (Bti), e químicos, em testes de campo simulado.

Os insetos imaturos, principalmente as larvas são utilizadas para desenvolvimento de pesquisas relacionadas a suscetibilidade e resistência destes aos inseticidas químicos ou biológicos utilizados nos Programas de Saúde Pública e também atende as demandas tanto do Estado, quanto do Ministério da Saúde, podendo ainda atuar na iniciativa privada.

As instalações físicas seguem os “Parâmetros de Biossegurança para insetários e infectórios de vetores: aplicação e adaptação das normas gerais para laboratórios, definidas pela Comissão de Biossegurança da Fiocruz, que possui classe de risco NB 2 (2005)”.  Desta forma, o insetário do IEPA passa a atender a demanda de pesquisas na biologia e controle de vetores e pode passar a integrar a recente rede criada pelo Ministério da Saúde para o estudo e monitoramento da resistência dos anofelinos aos inseticidas utilizados nos programas de saúde pública. Este é um novo passo que se pretende alcançar.

É meta da coordenação do laboratório de Entomologia Médica do IEPA a criação em laboratório do Anopheles darlingi, principal vetor transmissor de malária na região Amazônica, esta criação ainda não realizada em nenhuma instituição de pesquisa do Brasil, vai em muito auxiliar o conhecimento da biologia deste vetor e assim desenvolvermos metodologias mais eficientes para o seu controle.

A reforma e adequação do novo insetário do IEPA foram custeadas com recursos de projetos de pesquisa através de convênio de cooperação técnica com o IEPA e realizados por pesquisadores e técnicos do referido laboratório.

Dr. Allan Kardec Ribeiro Galardo
Pesquisador em Entomologia Médica – Coordenador do Laboratório

MsC. Clicia Denis Galardo
Especialista em Biossegurança e Responsável pelo insetário

 




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021