OFICINA DE TRANÇAS AFRO, no encerramento da Programação de Férias do Museu Sacaca
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do Centro de Pesquisas Museológicas/CPM - Museu Sacaca insere nas atividades de encerramento de sua Programação de Férias, pela primeira vez, a Oficina de Tranças Afro.
Essa Oficina, ministrada por Luana Albuquerque e Elane Albuquerque, é inédita nos espaços do Sacaca, mas aconteceu em um outro momento na Fortaleza de São José de Macapá, promovida pelo Movimento de Mulheres.
A Oficina é direcionada para adolescentes e adultos, até 15 participantes e fará uma abordagem geral sobre os tipos de tranças com características afro, utilizadas nos cabelos, especialmente as do tipo Nagô, Rasteira e Canelon.
Segundo a oficineira, Elane Albuquerque “as tranças têm sido muito procuradas porque vêm sendo adotadas pelos jovens, em seus penteados, especialmente os ligados em movimentos populares de hip-hop, skate, basquete, etc. O interessante é que, normalmente, a maioria do público participante da oficina é do sexo feminino, mas quem utiliza as tranças em seu cotidiano, a maioria é do sexo masculino”.
A Oficina de Tranças Afro acontece na Maloca Multiuso do Museu Sacaca, no dia 28 de julho, no horário de 15 às 17 horas. O número de participantes é limitado a 15. A inscrição é gratuita e acontecerá no horário da oficina.
Graça Viana Jucá/Iepa.