facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


HERBÁRIO AMAPAENSE - HAMAB

 

 

 

 









O Herbário Amapaense foi criado em 1979 por Benedito Vitor Rabelo e sob o acrônimo HAMAB (aglutinação de Herbário+Amapá+Brasil) foi credenciado no Index Herbariorum sendo a publicação realizada na sétima edição (HOLMGREEN; HOLMGREEN; BARNETT, 1981; THIERS, 2015). O mesmo foi credenciado juntamente com as coleções científicas Fauna e Entomofauna do Amapá junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente – MMA pela Deliberação Número 87 de 24 de fevereiro de 2005 (MMA, 2005) como fiel depositária para o Amapá. E participa da Rede Brasileira de Herbários.

É mantida na estrutura do HAMAB a guarda das Coleções Científicas Botânicas, compostas de seis coleções: exsicatas de (1) Criptógamas e (2) Fanerógamas, (2) Xiloteca, (3) Carpoteca, (4) Fungos, (5) Algas e (6) Tipos Nomenclaturais.

A primeira planta coletada e incorporada ao HAMAB (1979) foi a espécie Symphonia globulifera L. f. da família Clusiaceae, popularmente chamada de Anani. O principal coletor do HAMAB foi o botânico Benedito Vitor Rabelo com aproximadamente 6.000 espécimes do acervo botânico.

O HAMAB dispõe de um acervo de 20.000 exsicatas; Carpoteca de 110 frutos; Micoteca com aproximadamente 3.000 fungos; e uma Xiloteca em fase de organização, com aproximadamente, 100 amostras de madeira, coletadas em ecossistemas amapaenses. O material botânico da coleção do HAMAB é ainda composto de 167 famílias e 1.042 gêneros.

Atualmente, o acervo do HAMAB está sendo informatizado através do programa de banco de dados BRAHMS (Botanical Research And Herbarium Management System) e se encontra disponível nos sítios do Species Link e Global Biodiversity Information Facility (GBIF) por ser herbário participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF) que conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para agendar visita entre em contato pelos e-mails: tonnyiepa@gmail.com,Tonny David Santiago Medeiros, Curador do Herbário Amapaense.


Links:

Index Herbariorum : http://sciweb.nybg.org/science2/IndexHerbariorum.asp
Ministério do Meio Ambiente: (http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/conselho-de-gestao-do-patrimonio-genetico/instituicoes-fieis-depositarias
Species Link:http://splink.cria.org.br/
Global Biodiversity Information Facility/GBIF: http://www.gbif.org/
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF): http://inct.florabrasil.net/herbario-hamab/
Rede Brasileira de Herbários: http://www.botanica.org.br/rbh

Acesso ao HERBÁRIO

 

- Baixar FloraCollect

                                                                   Voltar

CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 

 
 
 



 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2023