Equipe
   Atlas
   Cartas
   Eventos
   Links
  Cronograma do Projeto
   Imagens
   Vídeos
 



Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr�o


Banco de Dados Geográficos da BMFZA

 

O Banco de Dados do projeto foi construído para dar suporte a geração das cartas SAO da BMFZA e permitir futuras análises espaciais. O Banco de Dados foi construído em duas etapas: modelagem conceitual das informações e implantação do Banco.

A modelagem conceitual considerou todos os atributos que deveriam estar contidos no Banco de Dados Geográficos seguindo a orientação do Manual do MMA (2004).

A partir dessa modelagem, todos os dados pretéritos e dados primários coletados foram sistematizados de forma a atender a implantação e implementação do Banco de Dados Geográficos (BDG).

O BDG foi implantado no Programa ArcGIS, versão 10.3 e está estruturado em quatro grupos de informações, em formato filegeodadabase, com o seguinte conteúdo:

  • Base Cartográfica: dados relativos a planialtimetria geral das Cartas SAO da BMFZA;
  • Meio Físico: informações sobre os habitats, o Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) e sobre os Processos Costeiros e Parâmetros de Circulação Oceânica;
  • Recursos Biológicos: informações dos oito grupos de recursos biológicos das Cartas SAO da BMFZA;
  • Recursos Socioeconômicos: informações sobre os recursos socioeconômicos sensíveis ao derramamento de óleo e informações para resposta a acidentes. Os recursos estão organizados de dois modos: a) por grupos dentro de toda a área da BMFZA (REC_SE_GRUPOS); b) por cartas (REC_SE_CARTAS) com distribuição de todos os grupos de recursos contidos em cada carta (FZA1, FZA10-19, FZA100-114)

Os projetos das cartas estão organizados, em formato MXD, de acordo com sua respectiva escala de representação, por código de cada carta: FZA1, FZA10 a FZA19, FZA100 a FZA 114.

Forma de citação do Banco de Dados:
IEPA. Banco de Dados Geográficos do Projeto Cartas SAO FZA. Versão 1.0. 2017. Disponível em:  http://www.iepa.ap.gov.br/saofza/bancodados/bmfza.php

- Termo de uso dos dados
Antes de baixar o Banco de Dados e respectivas camadas de dados o usuário deverá ler e aceitar o Termo de Uso.
 

- Instruções de acesso e edição do BDG

- Tabela com as camadas contidas dentro do BDG

- Termo de uso dos dados
- Banco de Dados Geográficos - Completo

- Banco de Dados Geográficos por Temas:

Base cartográfica;
Meio físico;
Recursos biológicos;
Recursos socioeconômicos
 

- Formato shapefile:

Base cartográfica;
Meio físico;
Recursos biológicos;
Recursos socioeconômicos
 

- Projeto Cartas mxd:

FORMA DE CITAÇÃO DO BANCO DE DADOS COMPLETO:
IEPA. 2017. Banco de Dados Geográficos do Projeto Cartas SAO para a Bacia Marítima Foz do Amazonas. Versão 1. Dezembro 2017. Macapá: IEPA. http://www.iepa.ap.gov.br/saofza/base.php




© Copyright 2017, © Todos os direitos reservados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA. Desenvolvido pelas Núcleo de Informação em Mídia Eletrônica e Publicação Científica/NUID/IEPA. WebMaster: webadmin@iepa.ap.gov.br
Núcleo de Pesquisas Aquáticas - NUPAq