twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  


Núcleo de Pesquisa Arqueológica - NUPArq







O Núcleo de Pesquisa Arqueológica (NUPArq) iniciou sua atuação em 2005, através de pesquisas acadêmicas e projetos de acompanhamento de empreendimentos públicos e privados, relacionados ao licenciamento ambiental. O Núcleo exerce um papel importante no desenvolvimento econômico do Estado do Amapá em relação à proteção ao patrimônio histórico – cultural e quanto às pesquisas acadêmicas de alta relevância em seu desenvolvimento sócio-cultural. Os projetos realizados por este núcleo contribuem para o fortalecimento cultural.  Este abriga a mais completa coleção arqueológica do Estado e conta com laboratórios, salas de exposição e para pesquisa.

O Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA abriga hoje uma importante coleção científica que abarca elementos da longa história de ocupação humana nesta região da Amazônia. Esta coleção é certificada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão federal responsável pela preservação do patrimônio arqueológico.
O acervo é formado por peças oriundas de mais de 60 sítios arqueológicos, alguns com mais de 7 mil anos de idade, atestando a longa história indígena da região, e outros bem mais recentes, com vestígios dos primeiros europeus que aqui chegaram.

A coleção tem mais de 150 vasilhas cerâmicas inteiras, algumas ricamente decoradas com pinturas e modelagens em formatos humanos e de animais. Há ainda uma ampla gama de instrumentos em pedra lascada, além de mais de 80 achados especiais (como lâminas de machado e adornos decorados). O acervo abriga ainda coleções de materiais orgânicos, inclusive de ossos humanos de pelo menos 58 indivíduos.

As primeiras peças que deram origem a esta coleção foram coletadas pela geóloga Odete Silveira, uma grande entusiasta da arqueologia, e figura fundamental na criação do Programa Estadual de Preservação do Patrimônio Arqueológico, em 2005. Este Programa foi a base para o desenvolvimento do atual Núcleo de Pesquisa Arqueológica.

A partir deste Programa, que atraiu dois arqueólogos para o IEPA (Mariana Cabral e João Saldanha), os primeiros projetos de pesquisa arqueológica da instituição tiveram início, com a conseqüente ampliação do acervo arqueológico, agora coletado dentro de padrões metodológicos específicos da arqueologia. Estes cuidados metodológicos foram essenciais para atestar o caráter científico da coleção, associando as peças arqueológicas com detalhadas informações dos contextos de onde foram retiradas, o que permite estudos mais aprofundados sobre as populações que produziram e manipularam estas peças e a própria paisagem onde estavam vivendo.

Em 2009, através de um Termo de Ajustamento de Conduta a uma mineradora, o Ministério Público Federal repassou ao Governo do Estado recursos para a ampliação do laboratório de arqueologia do IEPA. Com isso, em 2010 foi inaugurado o prédio do Núcleo de Pesquisa Arqueológica, onde funciona o Laboratório de Arqueologia Peter Hilbert, que abriga a Reserva Técnica de Arqueologia, onde está guardada a coleção.

O Núcleo de Pesquisa Arqueológica tem um programa de visitas guiadas à coleção, que visa contribuir para transformar o acervo arqueológico em um bem público, como previsto na Constituição Federal. Venha nos visitar.

Agendar visita - webadmin@iepa.ap.gov.br

 Voltar

IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?