O Núcleo de Biodiversidade (NUBIO) realiza investigações científico-tecnológicas sobre os ecossistemas de forma interdisciplinar, permitindo conhecer o funcionamento dos mesmos, subsidiando as ações de aproveitamento de seus recursos naturais bióticos e abióticos através do desenvolvimento e aprimoramento de métodos, processos e ferramentas adequadas ao estudo desses ecossistemas. As ações do núcleo estão direcionadas às pesquisas da fauna e da flora amapaense.
Laboratório de cultura de tecidos vegetais
A proposta básica do projeto do Laboratório de Biotecnologia é dar suporte a demanda agrícola do Estado através da multiplicação de material vegetal resistentes a pragas e doenças, utilizando variedades ou cultivares de plantas agrícolas, florestais, medicinais e ornamentais de importância econômica, para fomentar e dar sustentabilidade ao setor produtivo.
A cultura de tecidos como técnica de propagação de plantas pode também contribuir para o processo de domesticação de espécies nativas que apresentem algumas dificuldades na etapa de germinação de sementes, especialmente àquelas ameaçadas de extinção, e permitirá a reprodução assexuada ou clonagem, em escala comercial, de plantas matrizes selecionadas pelo porte, crescimento rápido, qualidade dos frutos, qualidade da madeira, resistência à doenças, importância socioeconômica e outras características desejáveis.
O laboratório de cultura de tecidos vegetais oferece auxílio ao estudo da biodiversidade do Estado e aos Programas de Governo. Além de apoiar estudantes de iniciação cientifica de áreas afins, para realizarem estudos no laboratório.
|