Curso de Aplicação Prática de GPS

Local: LASA/NuPAq/IEPA campus Fazendinha.
Data: 29 de novembro de 2019.
Horário: 14:00h às 18:00h
Instrutora: Valdenira Ferreira dos Santos*

*Bacharel em Geologia pela UFPA (1993), Especialização em Geociências Aplicadas ao Meio Ambiente (1997), Mestrado em Geologia e Geoquímica (área de concentração: Geologia Marinha e do Quaternário) (1996) pela UFPA. Doutora em Geologia e Geofísica Marinha (2006) pela UFF com estágios de doutorado no Laboratoire Régional de Télédétéction (LRT- 2004 - Caiena - Guiana Francesa) e na Maison de Télédétéction (2003- Montpellier - França). Participou da reativação do Programa de Gerenciamento Costeiro do Estado do Amapá (1998) e participou da Criação do Centro de Pesquisas Aquáticas no IEPA/AP (2002). Atualmente é pesquisadora do IEPA e professora/orientadora no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (MDR) da UNIFAP, ministra as disciplinas de Geotecnologias e Planejamento Ambiental. Colaboradora nos cursos de Pós-Graduação em Dinâmica da Terra e dos Oceanos (UFF) e em Geodinâmica e Geofísica (UFRN). Possui ampla experiência na elaboração e execução de projeto de pesquisa na costa amazônica em redes nacionais e internacionais de pesquisa. Áreas de Interesse: estrutura e dinâmica de ambientes costeiros, sensoriamento remoto, geofísica marinha, planejamento ambiental em áreas úmidas costeiras, gerenciamento costeiro integrado.

OBJETIVO
O curso de GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) tem como finalidade introduzir aos participantes o uso do equipamento para a localização e coleta de dados em campo, conhecer as suas principais características e aplicações práticas, bem como descarregar e tratar os dados.

PÚBLICO ALVO
Estudantes e profissionais da área ambiental que necessitam iniciar ou aprimorar seus conhceimentos no uso do GPS.

Aula Teórica

• Funcionamento do GPS – Entendendo o funcionamento do GPS: Como o GPS determina a localização na superfície da Terra; Qual a precisão da informação coletada; Quais as fontes de erros que podem interferir na coleta dos dados; Como minimizar esses erros na obtenção das informações.
• Funções Básicas do GPS – Localização; Go To; Rota; Trackback; Explorando as páginas de navegação do GPS.

Aula Prática
• Coleta de dados em campo com GPS.
• Exportação dos dados de campo para serem visualizados em programas apropriados.
• Interface com o computador - Durante o curso serão usados programas gratuitos que possuem interface do GPS com o computador.

Carga horária: 4h
Número de vagas: 12

Investimento no curso

Estudante de graduação e pós-graduação: R$ 50,00