facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Governo lança campanha para incentivar visitação e valorização do Museu Sacaca

 

A campanha “Vem pro museu. Valorize, que é nosso” será lançada na próxima quinta-feira, 22, com programação que prossegue até 23 de março.

 

O Governo do Amapá quer estimular o aumento das visitações no Museu Sacaca. Para isto, vai lançar uma campanha, que visa incentivar os amapaenses a valorizarem o monumento, símbolo da cultura do povo amazônida.

Denominada “Vem pro museu. Valorize, que é nosso”, a iniciativa será lançada nesta quinta-feira, 22, no próprio museu. A campanha possui uma vasta programação, que prosseguirá até a sexta-feira, 23, com visitas monitoradas, inauguração do Memorial Sacaca, visitações de alunos de escolas estaduais, apresentações culturais e artísticas, entre outros.


O museu

O Museu Sacaca é gerido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Foi criado com o objetivo de disseminar e valorizar a cultura dos povos da Amazônia, através de espaços que demonstram e representam suas relações com o meio natural, o modo de vida dos ribeirinhos, índios, caboclos e quilombolas. 

Sua estrutura física contempla 20 mil metros quadrados, e foi concebida para ser um espaço de histórias vivas, de forma a promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, conservação do patrimônio global, desenvolvimento sustentável humano e do patrimônio cultural do Amapá.


Investimento

Para atrair cada vez mais o público, oferecer conforto aos visitantes e disseminar a importância deste patrimônio amapaense, o governo realiza trabalhos de revitalização em vários ambientes do museu.

Passarelas são construídas e reformadas; o auditório Waldemiro Gomes passa por ambientação e higienização; a Praça de Alimentação está recebendo nova cobertura; o barco “O Regatão” está sendo revitalizado; o bloco pedagógico foi reativado; novas casas de índios construídas e o Memorial Sacaca será inaugurado.


Programação

Quinta-feira, 22

9h – Visita monitorada com a presença do governador Waldez Góes, do diretor-presidente do Iepa, Jorge Souza, empresários, autoridades e jornalistas;

9h20 - Inauguração do Memorial Sacaca;

10h - Café da manhã para os convidados;


Sexta-feira, 23

9h às 12h -  Visitação de alunos de escolas públicas ao museu;

 9h às 12h - Apresentações de grupos de marabaixo, batuque, toada, capoeira, dança indígena, contação de histórias e poesias, pinturas e palestras;

14h às 18h – Visitação de alunos de escolas públicas ao museu;

14h às 18h - Apresentações de grupos de marabaixo, batuque, toada, capoeira, dança indígena, contação de histórias e poesias, pinturas e palestras;

18h30 – Show de cantores locais.

Cartaz




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021