twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Estação hidrometeorológica do Iepa
vai monitorar variações no Rio Jari

 


Até o próximo dia 17 de março, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) estarão fazendo a instalação de uma nova estação hidrometeorológica no Rio Jari, no município de Laranjal do Jari.

O trabalho iniciou no último sábado, 5, e está sendo executado pelos pesquisadores Jefferson Vilhena, Gilvan Portela e Daniel Neves com a participação do militar Marlon Oliveira, da Defesa Civil.

A Estação Hidrometeorológica tem o objetivo de melhorar o sistema de monitoramento da bacia do Rio Jari, através da geração de dados de precipitação das chuvas e da variação do nível do rio. Os dados serão apresentados em boletins meteorológicos a cada três dias.

O pesquisador Gilvam Portela destacou que a Estação vai contribuir para diminuir os impactos causados pelas enchentes no Rio Jari. Os dados gerados serão importante ferramenta de tomada de decisão dos gestores municipais, pois vão possibilitar ações estratégicas por parte da Defesa Civil do Estado antes dos eventos críticos acontecerem.

A instalação desse equipamento tem a parceira entre IEPA, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil do Município do Laranjal do Jari e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).


Joanice
Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?