Pesquisadores descobrem nova espécie
de anfíbio no Amapá.

Pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, Jucivaldo Dias Lima da área de HERPETOLOGIA. Juntamente com pesquisadores da Guiana Francesa, do Museu de Zoologia de Vertebrados da Califórnia (USA), do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (USP), do Laboratório de Evolução de anfíbios da Universidade de Brussel (Bélgica). Identificaram e descreveram uma nova espécie de anfíbio (perereca) que ocorre tanto no Amapá quanto Guiana Francesa.

As pesquisas foram lideradas pelo Dr. Anotoine Fouquet da Guiana Francesa, em 2011 e 2012, com apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do estado do Amapá (IEPA) foram realizadas duas campanhas de campo contando com a presença de pesquisadores do IEPA (Jucivaldo Lima), do Instituto de Biociências – USP (Sergio Marques Souza) e do CNRS-Guiana Francesa (Antoine Fouquet), onde foi registrada a presença da espécie nova, no município de Oiapoque. Concomitante a estas viagens de campo e outras ocorreram na Guiana Francesa (Antoine Fouquet) e no Amapá (Jucivaldo Lima). Estas outras expedições ampliaram a área de distribuição da nova espécie na Guiana e no Amapá (área de ocorrência e endemismo da espécie). No Amapá, o Pesquisador do IEPA registrou a espécie nova para a Floresta Estadual do Amapá (FLOTA).

Em 2011 o processo começou com a suspeita de que um sapo conhecido como Hypsiboas greographica na verdade seria uma espécie nova para a ciência. As espécies deste grupo (geographica) são críticas, ou seja, muito semelhantes e de difícil identificação por pessoas leigas, “nossos esforços foram para descrever esta espécie nova, assim como, elucidar a filogenia do grupo, ou seja, suas relações filogenéticas” diz Jucivaldo. Após as viagens de campo foram realizadas análises genéticas, verificou-se a sistemática dos animais coletados, análise do grupo (geographicus), descrição do girino da espécie, informações ecológicas e descrição do canto. Após os estudos para confirmação da descoberta os pesquisadores publicaram os resultados na revista internacional zootaxa em 24 de fevereiro último.

Jucivaldo Lima, pesquisador do Iepa, comenta “estamos de forma pessoal e institucional muito satisfeito em estar cumprindo nosso papel como cientista e pesquisador deste instituto, aproveitando a parabenizar e agradecer a todos que contribuíram para a publicação desde artigo cientifico (IEPA, FLOTA, SEMA, Motoristas, Direção do IEPA, NOT e os colegas pesquisadores, mostrando que ciência se faz com a união de esforços)”.

Para o Diretor-Presidente do Iepa, Wagner Costa, “o apoio do Governo do Estado é fundamental para novas descobertas da ciência”.

pdf  Baixa Artigo - Hypsiboas semilineatus species group - 20M

Joanice