twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Publicação internacional divulga as praias do Amapá

 

 

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) através da pesquisadora Dra Valdenira Santos participa da autoria do livro Brazilian Beach Systems, publicando o capítulo “Beaches of Amazon Coast: Amapá and West Pará”.

 

A pesquisadora ressalta que este capítulo foi elaborado em conjunto com o maior especialista em praia no mundo, Dr. Andrew Short - Universidade de Sidney, na Austrália e o pesquisador Amilcar Mendes, do Museu Paraense Emilio Goeldi.

 

A referida pesquisadora destacou que o capítulo foi publicado pelo apoio de resultados de projetos da Rede de Cooperação NORTE-NORDESTE que o IEPA manteve por longos 10 anos com a UFRN, UFPA e MPEG e graças ainda aos trabalhos executados no âmbito do Projeto Cartas SAO FZA, que está em sua fase final no momento.
No cenário mundial o Amapá sempre foi considerado um estado sem praias, o  livro inclui o Amapá oficialmente, como um litoral com praias. Embora não tenhamos um mar de águas claras, devido a grande quantidade de lama proveniente do Amazonas.

 

São praias com maior ou menor influência das ondas, mas são praias. Algumas associadas a extensas planícies influenciadas pelas marés e outras bem pequenas, como a que temos próximo a Macapá.

 

No Amapá foram mapeadas 19 praias oceânicas e 14 praias estuarinas (dentro do canal do Norte do rio Amazonas) que somam aproximadamente 190 km de praias na costa do Amapá.

 





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?