facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Publicação internacional divulga as praias do Amapá

 

 

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) através da pesquisadora Dra Valdenira Santos participa da autoria do livro Brazilian Beach Systems, publicando o capítulo “Beaches of Amazon Coast: Amapá and West Pará”.

 

A pesquisadora ressalta que este capítulo foi elaborado em conjunto com o maior especialista em praia no mundo, Dr. Andrew Short - Universidade de Sidney, na Austrália e o pesquisador Amilcar Mendes, do Museu Paraense Emilio Goeldi.

 

A referida pesquisadora destacou que o capítulo foi publicado pelo apoio de resultados de projetos da Rede de Cooperação NORTE-NORDESTE que o IEPA manteve por longos 10 anos com a UFRN, UFPA e MPEG e graças ainda aos trabalhos executados no âmbito do Projeto Cartas SAO FZA, que está em sua fase final no momento.
No cenário mundial o Amapá sempre foi considerado um estado sem praias, o  livro inclui o Amapá oficialmente, como um litoral com praias. Embora não tenhamos um mar de águas claras, devido a grande quantidade de lama proveniente do Amazonas.

 

São praias com maior ou menor influência das ondas, mas são praias. Algumas associadas a extensas planícies influenciadas pelas marés e outras bem pequenas, como a que temos próximo a Macapá.

 

No Amapá foram mapeadas 19 praias oceânicas e 14 praias estuarinas (dentro do canal do Norte do rio Amazonas) que somam aproximadamente 190 km de praias na costa do Amapá.

 




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021