twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 


ZONEAMENTO SOCIOAMBIENTAL DO CERRADO:

Ferramenta de planejamento e gestão pública do território do Amapá

 

 

Em reunião no Palácio do Setentrião na data de 14/07/2016 foi formalizada a entrega do Zoneamento Socioambiental do Cerrado para o governo do Estado.

 

O presente estudo, elaborado pelo IEPA em parceria com a Embrapa, dentre outros aspectos, apresenta uma nova cartografia para o cerrado amapaense centrada na divisão e subdivisão do território em zonas e subzonas territoriais abstraídas de análises e interpretações das dinâmicas de uso e conservação e das limitações e potencialidades naturais e socioeconômicas do citado bioma de aproximadamente 890.000 hectares.

 

Referido acontecimento, numa dimensão restrita oficializa o recebimento de um estudo de grandes proporções técnicas que se apresenta como instrumento de políticas públicas voltadas para o ordenamento das práticas de uso dos recursos naturais, valorização social e sustentabilidade ambiental. Já numa dimensão mais ampliada o que se depreende desse acontecimento oficial é o caráter de um compromisso para com a condição estratégica do cerrado visando o desenvolvimento integral do Estado.

 

Nesse sentido, o poder público passa a dispor de um instrumento técnico de grande alcance que poderá ser mobilizado para a indução de ações que maximizem as oportunidades da geração de renda e trabalho para a população e para o estabelecimento de estratégias aglutinadoras das relações setoriais que contribuam para a melhoria de vida das populações que compartilham o uso e ocupação do cerrado.

 

 





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?