twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

 

Iepa participa de Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas.

 

 

O III Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (AUs) ocorreu na cidade de Cuiabá-MT. O evento tem como tema central “As Áreas Úmidas Brasileiras: estado da arte do conhecimento, valoração, riscos e situação jurídica”.

 

As AUs do Brasil não são vistas como potenciais recursos hídricos disponíveis nas bacias hidrográficas. O manejo dos recursos hídricos concentra seus esforços no uso de rios, lagos e recursos hídricos subterrâneos, para fins domésticos, industriais, irrigação, navegação, produção de energia e tratamentos de esgoto.

 

Todavia não se levam em consideração os diversos serviços das AUs, por exemplo, no efeito tampão hidrológico que diminui os picos de enchentes e secas, fornecendo água para riachos de cabeceiras e águas subterrâneas por infiltração.

 

O pesquisador Dr. Marcelo Carim participou de mesa redonda onde foram abordados os seguintes assuntos: comparação da estrutura florística, variação das taxas de mortalidade, recrutamento entre as florestas de várzea e igapó da Amazônia Oriental que traça planos para o estudo dessas áreas. O especialista Renan Guimarães, do Núcleo de Biotecnologia, também participou, apresentando um estudo em áreas de mata de igapó.

 

O congresso aconteceu nos dias 22,23, e 24 de julho de 2016 no campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), na capital do Estado.

 

Joanice Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?