facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

 

Iepa participa de Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas.

 

 

O III Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (AUs) ocorreu na cidade de Cuiabá-MT. O evento tem como tema central “As Áreas Úmidas Brasileiras: estado da arte do conhecimento, valoração, riscos e situação jurídica”.

 

As AUs do Brasil não são vistas como potenciais recursos hídricos disponíveis nas bacias hidrográficas. O manejo dos recursos hídricos concentra seus esforços no uso de rios, lagos e recursos hídricos subterrâneos, para fins domésticos, industriais, irrigação, navegação, produção de energia e tratamentos de esgoto.

 

Todavia não se levam em consideração os diversos serviços das AUs, por exemplo, no efeito tampão hidrológico que diminui os picos de enchentes e secas, fornecendo água para riachos de cabeceiras e águas subterrâneas por infiltração.

 

O pesquisador Dr. Marcelo Carim participou de mesa redonda onde foram abordados os seguintes assuntos: comparação da estrutura florística, variação das taxas de mortalidade, recrutamento entre as florestas de várzea e igapó da Amazônia Oriental que traça planos para o estudo dessas áreas. O especialista Renan Guimarães, do Núcleo de Biotecnologia, também participou, apresentando um estudo em áreas de mata de igapó.

 

O congresso aconteceu nos dias 22,23, e 24 de julho de 2016 no campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), na capital do Estado.

 

Joanice Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021