facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

14ª Semana Nacional de Museus –
Museus e Paisagens Culturais

 

O Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA promove por meio da Coordenadoria de Difusão Cientifica e Tecnológica – CDCT/Museu Sacaca a 14ª Semana Nacional dos Museus com o tema “Museus e Paisagens Culturais”, é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o evento acontece anualmente em comemoração ao dia Internacional de museus, 18 de maio.


A 14ª edição acontecerá de 18 a 22 de maio de 2016, com o tema “Museus e Paisagens Culturais”, com o objetivo de valorizar as culturas e a diversidade paisagística do país, difundir conhecimento. Tendo em vista que museus são espaços de comunicação, conhecimento, pesquisas e aprimoramento das práticas culturais, esse tema vem com intuito de reforçar o papel sociocultural das instituições museais, pois com o entendimento de que aos espaços externos são ao mesmo tempo lugares de memórias e seus espelhos, é possível com criatividade conceber ações junto à comunidade. 


A programação do Museu contará com mesa redonda, exposições fotográficas, oficinas, planetário e filmes.
Em  18 de maio, às 15h00, será realizada a abertura com o cortejo de Marabaixo com o tema “Vou daqui e você vem de lá” e apropriação dos espaços com representações vivas e lendárias das comunidades presentes ao longo da exposição a céu aberto do Museu Sacaca, com danças  e mesa redonda com o tema “A performatização do espaço cientifico-cultural:a nitidez do Museu Sacaca”.


Dia 19 teremos ações educativas com oficinas voltadas para a sociedade como forma de estreitar a relação com o bem público Museu Sacaca. No dia 20 ocorrerá uma ação de apropriação dos espaços expositivos pelas comunidades tradicionais como a produção e degustação de farinha e açaí, dramatizações, oficina de marabaixo e o planetário. Dia 21 disponibilizaremos aos visitantes a oportunidade de se caracterizarem com as indumentárias de marabaixo, tal caracterização perdura até o dia 22 finalizaremos esse dia com o projeto Cine Iã que é voltado para exibição de filmes e documentários culturais.


 Programação Semana de Museus

Joanice
Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021