Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

Iepa oferece capacitação para o uso de
imagens de satélite

Imagens de radar sobre o Amapá começarão a ser analisadas por técnicos de diversos órgãos públicos no Estado. A capacitação acontece no período de 12 a 15 deste mês, no Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa).

Essas imagens fazem parte da base cartográfica do Estado, e serão uma nova forma de análise que poderá ajudar as instituições no tratamento dos dados coletados.

A base cartográfica do Amapá é um banco de dados geográfico que dá suporte ao monitoramento e planejamento de diversas atividades. Esses dados são coletados com o uso de tecnologia de alta precisão que mapeia áreas urbanas e florestais dos municípios.

Os participantes compõem uma equipe que já vem discutindo o uso dos dados de radar. O treinamento será ministrado pelo mestrando Pierre Bugnicourt, da Universidade de Montpellier (França).

Segundo a Valdenira Santos, pesquisadora do Iepa, a capacitação é fruto da cooperação entre a França e o Brasil para formação de recursos humanos qualificados, visando a aplicação de novas metodologias.

Para realização do curso, houve a colaboração do programa Guyamazon que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá, Fundação Tumucumaque (Fapeap) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) no Amapá.

Joanice
Souza