facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail

Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

Iepa oferece capacitação para o uso de
imagens de satélite

Imagens de radar sobre o Amapá começarão a ser analisadas por técnicos de diversos órgãos públicos no Estado. A capacitação acontece no período de 12 a 15 deste mês, no Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa).

Essas imagens fazem parte da base cartográfica do Estado, e serão uma nova forma de análise que poderá ajudar as instituições no tratamento dos dados coletados.

A base cartográfica do Amapá é um banco de dados geográfico que dá suporte ao monitoramento e planejamento de diversas atividades. Esses dados são coletados com o uso de tecnologia de alta precisão que mapeia áreas urbanas e florestais dos municípios.

Os participantes compõem uma equipe que já vem discutindo o uso dos dados de radar. O treinamento será ministrado pelo mestrando Pierre Bugnicourt, da Universidade de Montpellier (França).

Segundo a Valdenira Santos, pesquisadora do Iepa, a capacitação é fruto da cooperação entre a França e o Brasil para formação de recursos humanos qualificados, visando a aplicação de novas metodologias.

Para realização do curso, houve a colaboração do programa Guyamazon que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá, Fundação Tumucumaque (Fapeap) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) no Amapá.

Joanice
Souza