twitter videos flickr   mapa contato   Mudar cor    idiomaingles  

  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Pastel Fundo Padr?o

                  

 

Pesquisadores do Iepa fazem estudo sobre
variações nos rios do Bailique

 

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) estão realizando um estudo sobre a hidrodinômica da região do Arquipélago do Bailique. O trabalho iniciou na terça-feira, 5, e vai até o próximo dia 14.

 

O objetivo é verificar os problemas causados pelas marés nas comunidades ribeirinhas das Ilhas. A equipe do Iepa conta com a parceria de técnicos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Defesa Civil do Estado do Amapá e a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims). Juntos, vão realizar medições de vazão dos rios da região e levantar informações sobre a erosão que atinge as margens das comunidades. Com isso, a destruição de casas, escolas, postos de saúde entre outros prédios poderão ser evitados.

 

O grupo de pesquisadores é formado por José Dinaldo de Miranda Brito, José Roberto Pantoja e Marcos Henrique de Abreu Martins. De acordo com o pesquisador do Núcleo de Pesquisas Aquáticas (Nupaq), e diretor-presidente do Iepa, Wagner Costa, a ideia é entender as mudanças ambientais que estão ocorrendo na região, para subsidiar o planejamento e a execução de ações no arquipélago”, concluiu.


Joanice
Souza
Assessora de Comunicação Iepa - jojosouzamendes@gmail.com





IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA

Amap?