facebook do iepa GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ    
  facebook do iepa twitter do iepa youtube do iepa instagran iepa webmail


  Imprimir


Texto Normal Texto Grande Fundo Preto Fundo Padr?o



Sítio arqueológico em Calçoene atrai
atenção da rede BBC de Londres

 


Na última semana, pesquisadores do IEPA acompanharam o repórter Gibby Zobel em visita ao sítio arqueológico Rego Grande em Calçoene. O jornalista inglês trabalha para a rede BBC e veio ao Amapá especialmente para produzir três reportagens sobre as pesquisas no sítio megalítico em Calçoene, que são desenvolvidas pelo IEPA desde 2006.


Os arqueólogos do IEPA Mariana Cabral e João Saldanha acompanharam o jornalista, oferecendo as informações mais recentes sobre as pesquisas e explicando as características singulares deste importante monumento arqueológico da Amazônia.


Zobel realizou filmagens, fotografias e gravações em áudio com a equipe de pesquisadores e com o colaborador em Calçoene, Sr. Lailson Camelo da Silva (conhecido como ‘Garrafinha’). O material produzido será usado em três reportagens que serão veiculadas na rede BBC entre os meses de Agosto e Setembro.


Para o jornalista, a reportagem de maior impacto deve ser a veiculada na rádio BBC World Service, que será apresentada dentro do programa Outlook, que tem um público de 42 milhões de ouvintes, espalhados por todo o mundo. A reportagem em vídeo será transmitida pelo canal global da rede BBC, no programa BBC News, e também poderá ser vista na internet através do programa BBC Real Time. Uma versão escrita será ainda publicada na internet no site da BBC News Magazine. Todas as reportagens serão produzidas em inglês, mas versões em português e espanhol devem também ser divulgadas para o vídeo e o texto escrito.


O interesse desta importante rede de comunicação global nas pesquisas sobre o sítio arqueológico Rego Grande em Calçoene indica a relevância do trabalho que tem sido desenvolvido no IEPA nos últimos 10 anos no setor de Arqueologia.


Mariana Cabral
Núcleo de Pesquisa Arqueológica -NUPArq




CNPQ   EMBRAPA        

 

 

 

 
 
 


IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem, CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
Site desenvolvido e hospedado pelo IEPA - 1991 - 2021