twitter videos flickr
mapa contato   Mudar cor       idiomaingles  

:: PROJETOS ::

 

  

   PROPAGAÇÃO DE MUDAS “IN VITRO” DE FRUTEIRAS TROPICAIS (BANANA E ABACAXI) E MANDIOCA

Objetivo: Aquisição de insumos destinados ao Laboratório de Biotecnologia do IEPA para coleta de material genético e propagação de mudas “in vitro”, além de capacitação da equipe técnica envolvida no projeto.

Pesquisadores: Msc. Marcelo de Jesus Veiga Carim, Msc. Amanda Mª de S. Diogenes Ferreira e José Renan da Silva Guimarães.

   MANEJO DE CAPOEIRAS VISANDO À REDUÇÃO DO DESMATAMENTO DAS FLORESTAS DE VÁRZEA E AO AUMENTO DA RENDA DOS RIBEIRINHOS – (JICA)

Objetivos: melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais através de disseminação de técnicas de manejo sustentável de produtos florestais, agro-florestais, pesqueiros, e não-madeireiros, que possuem alta rentabilidade.
 
Pesquisador: MSc. Marcelo Carim

   PROGRAMA DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA – MCT

Objetivos: (1) desenvolvimento e teste de tecnologias para inventário biológico; (2) inventários biológicos; (3) organização e manutenção de coleções biológicas; (4) capacitação de recursos humanos em pesquisa sobre biodiversidade e biologia da conservação e (5) disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade regional.

Pesquisador
:  MSc. Marcelo Carim – Coordenador Inventários da Biota
                          MSc.Rosângela Sarquis: Coordenadora de Coleções.

   PROGRAMA DE PRODUÇÃO IN VITRO DE FRUTEIRAS TROPICAIS

Objetivos: Clonagem de culturas agrícolas de reconhecida qualidade agronômica.
Pesquisador: MSc. Marcelo Carim

   COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBÓREO EM FLORESTA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO, ESTADO DO AMAPÁ, BRASIL

Dissertação de Mestrado: Pesquisador MSc. Marcelo Carim.

   A ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CURIAÚ, MACAPÁ-AP, BRASIL.

Objetivos: Resgatar e documentar os conhecimentos tradicionais relativos às plantas de uso medicinal pela comunidade quilombola do Curiaú, realizando sua classificação botânica, uso prático, visando auxiliar estudos químicos, biológicos, agronômicos e farmacêuticos, para aplicação e uso pela população em geral.

Pesquisador: MSc. Raullyan Borja Lima e Silva

   LEVANTAMENTO E UTILIZAÇÃO DA FLORA MEDICINAL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ESTADO DO AMAPÁ

Objetivo: Realizar levantamento e identificação de plantas de uso medicinal pelas comunidades tradicionais do estado do Amapá.

Pesquisador: MSc. Raullyan Borja Lima e Silva

   LEVANTAMENTO DE PLANTAS TÓXICAS UTILIZADAS COMO ORNAMENTAIS EM JARDINAGEM E PAISAGISMO NOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, MACAPÁ-AP, BRASIL

Objetivo: Realizar levantamento e catalogação de plantas tóxicas utilizadas como ornamentais para jardinagem e paisagismo nos logradouros públicos do município de Macapá.

Pesquisador: MSc. Raullyan Borja Lima e Silva

   ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS UTILIZADAS  PELA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CURIAÚ DE DENTRO, MACAPÁ-AP, BRASIL

Objetivo: Resgatar e documentar os conhecimentos tradicionais relativos às plantas de uso alimentar pela comunidade quilombola de Curiaú de Dentro.

Coordenadores: MSc. Raullyan Borja / BSc. Valdene Gomes Madeira.

   DINAMIZAÇÃO, INFORMATIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS, COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA DA BIODIVERSIDADE VEGETAL DA AMAZÔNIA –DIMBOT – PNOPG

Objetivo: realizar um levantamento da diversidade vegetal da Amazônia, através da informatização das coleções botânicas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Embrapa Amazônia Oriental, elaborando um banco de dados sobre os recursos vegetais da região, para atender ao desenvolvimento das pesquisas nessas instituições e atender aos demais segmentos da sociedade que necessitem de informações sobre plantas amazônicas; prover as coleções de equipamentos científicos necessários ao incremento das linhas de pesquisas em taxonomia, morfologia vegetal e micologia; prosseguir com os processos de manutenção das coleções, visando sua conservação.

Pesquisador: MSc. Rosângela Ferreira Sarquis.

   REDE COBIO – QUALIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA AMAZÔNIA ORIENTAL E DO NORDESTE BRASILEIRO - CT-BIOTEC/MCT/CNPq – Nº 021/2005.

Objetivos: Estabelecer uma rede inter-institucional de coleções botânicas e zoológicas, integrando acervos do MPEG, IEPA, UFMA, UFPI e UFC, através de uma plataforma computacional única.

Adequar a infra-estrutura das coleções beneficiadas pela rede, promovendo a organização e preservação dos acervos e dinamizando o sistema de consultas às mesmas, com base em conceitos modernos de curadoria de coleções biológicas.
. incentivar o depósito de material tipo nas coleções biológicas da Rede COBio, na medida em que se consolidem os respectivos planos de gestão e sustentabilidade.

Pesquisador: MSc. Rosângela Ferreira Sarquis.

   APL/ MADEIRA E MÓVEIS DO ESTADO DO AMAPÁ: “DENDROLOGIA DAS ESPÉCIES MADEIREIRAS COMERCIALIZADAS NO ESTADO DO AMAPÁ”.

Objetivo: O projeto é centrado na melhoria do setor madeireiro e moveleiro no que diz respeito a qualidade do produto e na certificação de espécies florestais tropicais. Todas as espécies tem especificidade no seu processamento, para melhor atender o público é necessário conhecer a espécie que se está trabalhando, para tanto a presente proposta tem como meta pesquisar quais as espécies florestais utilizadas pelo setor madeireiro e moveleiro nos municípios de Macapá, Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca, Serra do Navio e Laranjal do Jarí.

Pesquisador: MSc. Rosângela Ferreira Sarquis.

   MANEJO DE AÇAIZAIS.

  1. FINEP
  2. PROBEM
    Pesquisador: Dr. João da Luz Freitas.

   DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DA CADEIA PRODUTIVA DO AÇAI VISANDO O MANEJO SUSTENTÁVEL DE AÇAIZAIS NATIVOS E O BENEFICIAMENTO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE FRUTO E POLPA

Objetivo: Estabeler técnicas de manejo para as plantas de Euterpe oleraceae tornando sua exploração e utilização como vinho, sustentável. Auxiliar no estabelecimento da cadeia produtiva nas comunidades de Pancada do Camaipi e Bailique, AP.

Pesquisador: Dr. Fabiano Cesarino.

   DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ.

Objetivo: : O Amapá é o Estado mais bem preservado do país e mantém intacta mais de 90% de sua floresta. Destacam-se o potencial da sua biodiversidade, produtos naturais e recursos hídricos. Por outro lado, o Amapá possui graves problemas de infra-estrutura nas áreas de energia, transportes e comunicação. Nesse sentido, o potencial das oleaginosas do Estado, tais como andiroba, pracaxi, ucuuba, buriti, piquiá, inajá, entre outras, serão pesquisados com a expectativa de se implementar a cadeia produtiva do biodiesel com inclusão social.

Pesquisador: Dr. Fabiano Cesarino.

   MANEJO DO CIPÓ-TITICA( HETEROPSIS FLEXOUSA (KUNTH)G.S.BUNTING) NA REGIÃO DO LOURENÇO E CUPIXI.

Objetivo: : Estabelecimento de Técnicas para o Manejo de Heteropsis flexuosa, visando a sustentabilidade da extração e utilização de sua fibra.
Pesquisadores: Dr. Fabiano Cesarino / MSc. Luciano Araújo.

   PROJETO DE ARQUITETURA NATURAL DA ÁREA URBANA-VERDE DA CIDADE DE MACAPÁ.

Objetivos: Caracterizar a paisagem das ruas, praças e parques, contribuindo para realçar o ambiente físico da cidade;
Promover o controle da radiação, principalmente da solar;
Promover a homogeneização e integração da cobertura vegetal nas cidades;
Manejar e replanejar a cidade de Macapá;

Pesquisadora: MSC. Luciedi Tostes.

  
Projeto: Desenvolvimento da Produção de Móveis de “Vime” e do Manejo
Sustentado do cipó-titica (Heteropsis flexuosa) no estado do Amapá
(parceria IEPA/EMBRAPA-AP).

Pesquisador: Luciano Araujo Pereira

 MANEJO DE AÇAIZAIS PARA PRODUÇÃO DE FRUTOS NO ESTUÁRIO DO RIO AMAZÔNICO, AMAPÁ

Pesquisador: Dr. João da Luz Freitas – Coordenador
Pesquisador: MSc. Raullyan Borja Lima e Silva, MSc. – Sub-Coordenador
Objetivo: Avaliar, o efeito dos diferentes espaçamentos e números de estipes por touceiras , sobre o crescimento e produção de frutos de açaizeiro em áreas de várzeas, no município de Mazagão-AP, bem como, a produção de compostagem com outros resíduos agrícolas das propriedades na Ilha de Santana, Santana, Amapá.

  COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS E PLANTIOS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS DOS PEQUENOS AGRICULTORES DA ILHA DE SANTANA, AMAPÁ, BRASIL.

Pesquisadores: Dr. João da Luz Freitas - Coordenador
MSc. Raullyan Borja Lima e Silva – Sub-coordenador
Priscila de Paula Furtado Guedes - Bolsista PIBIC
Objetivo: Orientar os pequenos agricultores da Ilha de Santana, na fabricação e uso do composto orgânico, através do emprego de materiais encontrados na propriedade sobre o processo de compostagem, despertando assim o interesse da comunidade para com a Educação Ambiental.

  DIVERSIDADE, USO E MANEJO DE QUINTAIS AGROFLORESTAIS DE PEQUENOS PRODUTORES FAMILIARES RURAIS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO AMAPÁ, BRASIL

Pesquisadores: Dr. João da Luz Freitas - Coordenador
MSc. Raullyan Borja Lima e Silva – Sub-coordenador

Objetivo: Analisar a diversidade florística, fitossociológica e etnobotânica dos quintais agroflorestais do em comunidades tradicionais do Estado do Amapá e sua organização interna, ressaltando sua composição, estrutura, viabilidade, sustentabilidade, limites e função socioeconômica, ressaltando aspectos de manejo e usos, de maneira a levantar informações que contribuam para a conservação dos recursos naturais e seu uso racional.

  USO E MANEJO DE Ouratea hexasperma (A. St.-Hil.) Baill var. Planchonii Engl (BARBATIMÃO) NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA APA DO CURIAÚ, MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL.

Pesquisadores: Dr. João da Luz Freitas - Coordenador
MSc. Raullyan Borja Lima e Silva – Sub-coordenador
Simona Katrrinna Almeida Silva - Bolsista PIBIC

Objetivo: Diagnosticar os diversos usos que a comunidade negra do Curiaú faz da espécie Ouratea hexasperma (A. St.-Hil.) Baill var. Planchonii Engl, bem como realizam os processos de extração, propagação e conservação da mesma.


 Voltar


 
  Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA  
A Instituição Centro de Plantas Medicinais e Produtos Naturais Museu Sacaca  
Área de atuação Centros de Pesquisas Notícias & Eventos  
Arqueologia Fale conosco Organograma  
Biblioteca Farmácia Produtos de Projetos  
Boletim informativo Histórico Publicações do IEPA  
Centro de Incubação de Empresas Imagens e Vídeos Quem é quem  
Centro de Ordenamento Territorial Licitação Recursos humanos  
  Centro de Pesquisas Aquáticas Localização Revista do Iepa  
Centro de Pesquisas Museológicas Meteorologia Webmail  
 


Campus Centro

Av. Feliciano Coelho, 1509. Trem,
CEP: 68.901-025 - Macapá - Amapá - Brasil  
Fone: (96) 3212-5341 / 3212-5342 / 3212-5366
© Copyright 2014, © Todos os direitos reservados. DIDOC


 
 Campus Fazendinha

Centro de Pesquisas Zoobotânicas e Geológicas- CPZG
Rod. Juscelino Kubitschek KM-10 - Fazendinha
CEP: 68.903-419 /68.903-197 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3212-5358
 
Campus Incubadora de Empresas

Rod. Juscelino Kubitschek KM-2
Jardim Marco Zero

CEP: 68.903-329 - Macapá - Amapá - Brasil
Fone: (96) 3241-6276